Mediação condominial: o papel do síndico como mediador de conflitos
11/11/2020Conviver em grupos não é algo fácil. Afinal de contas, cada pessoa tem suas próprias opiniões e visões de mundo, o que pode gerar desentendimentos. Nesse sentido, quando isso ocorre em condomínios a mediação condominial tem um papel imprescindível, na figura do síndico como mediador de conflitos. Por isso veja mais informações sobre esse assunto a seguir.
Como funciona a mediação condominial?
Esse é um processo que cabe ao síndico adotar no caso de conflitos e desentendimentos entre os condôminos. Assim sendo, trata-se de um método em que deve constar em cláusula compromissória para ser utilizado ao invés de soluções judiciais de forma direta.
Caso esse tipo de conciliação esteja previsto a partir da Convenção de Condomínio, o síndico como mediador de conflitos deve agir. Entre suas principais funções estão:
- Realização de reuniões individuais e coletivas para tratar dos principais conflitos;
- Estabelecer soluções para desentendimentos internamente com os moradores;
- Negociar respostas para os problemas, sobretudo de origem financeira;
- Documentar todos os passos de qualquer processo enquanto mediador;
- Propor medidas que beneficiem ambas as partes nos conflitos de condôminos.
É claro que tudo isso é um desafio, e muitas vezes acaba sendo bastante difícil para o síndico como mediador de conflitos fazer tudo isso sozinho. Dessa forma, contar com uma empresa especializada para auxilia-lo pode ser a melhor saída.
Ajuda externa para a mediação condominial
As vantagens desse tipo de mediação são muitas, uma vez que a maioria dos problemas são resolvidos sem precisar das vias judiciais. Por outro lado, contar com uma administradora de condomínios para ajuda-lo faz toda a diferença. Isso porque:
- Esse tipo de empresa conta com profissionais especializados em soluções de conflitos;
- Há muito menos desgaste para o síndico, além de mais rapidez para resolver a situação;
- Seus serviços incluem diversas áreas, como jurídicas, financeiras e adminsitrativas;
- Além disso, há a possibilidade de o condomínio contratar um mediador além do síndico.
Todos esses benefícios resultam em uma convivência muito mais amigável e salutar entre todos os condomínios. E se você precisa de ajuda com a mediação condominial, escolha a empresa certa.
Por que contar com a Riema?
O síndico como mediador de conflitos precisa resolver diversos aspectos financeiros, sociais e administrativos. Sabendo de todos esses desafios, a Riema trabalha para oferecer as melhores soluções na área. Ao contar com nosso serviço você terá acesso a benefícios como:
- Serviço de auxílio especializado para questões de natureza física e jurídica;
- Profissionais especializados que lhe oferecerão um suporte completo;
- Automatização de serviços graças a um portal exclusivo para seu condomínio;
- Mais segurança, tranquilidade e qualidade para todos os condôminos.
Na medida em que conflitos são inevitáveis, contar com uma mediação condominial de qualidade faz toda a diferença. Além da figura do síndico e das funções que pode executar para melhorar a convivência entre todos, contar com uma administradora de condomínios é algo imprescindível. Por isso contate a Riema e tenha acesso a um serviço eficiente e de qualidade.