Controlar a respiração combate o estresse e estimula nossa mente
04/08/2021Respirar faz muito mais do que apenas fornecer oxigênio ao cérebro e ao corpo. E, geralmente, respiramos sem nem nos darmos conta de que estamos respirando.
O que pouca gente sabe, é que a cada inspiração e expiração, podemos mudar a maneira como pensamos e sentimos. Controlar a respiração, ou seja, o tempo em que inspiramos e a profundidade como o fazemos, também pode combater o estresse e até mesmo deixar nossa mente mais aguçada.
Faça um teste: respire fundo por quatro segundos, depois, expire por seis segundos. Pratique isso por alguns minutos e você sentirá uma diferença enorme.
Vale destacar que a respiração afeta a maioria dos órgãos do nosso corpo, alterar nossa frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial, reduzir níveis de estresse, combater a ansiedade, reduzir a sensação de dor e até mesmo alterar a química do cérebro para tornar nossa mente mais estimulada.
É sempre bom lembrar que os exercícios respiratórios formam a base de muitas práticas antigas, da meditação à respiração na yoga.
Em situação de estresse, os níveis de uma substância química chamada noradrenalina aumentam no cérebro, e suas redes de atenção são interrompidas, causando um tipo de pensamento distraído.
É também sob o estresse, que algumas pessoas prendem a respiração, o que faz com que os níveis de dióxido de carbono no sangue comecem a subir, dando início a ação do locus coeruleus, uma região específica do cérebro que começa a produzir ainda mais noradrenalina, agravando ainda mais o problema.
Conforme os níveis de noradrenalina vão aumentando, e nossas redes de atenção começam a funcionar fora de sincronia, fica muito difícil se concentrar em apenas uma coisa.
Porém, quando você respira fundo, interrompe todo o sistema. Respirar fundo é o botão de reinicialização do seu cérebro.
Se você fizer o teste de respiração proposto acima, você afetará o locus coeruleus, reduzindo os níveis de noradrenalina no cérebro, e suas redes de atenção podem trabalhar novamente em sincronia.
Segundo o neurocientista Ian Robertson, o exercício respiratório “é o produto farmacêutico mais preciso que você poderia administrar a si mesmo, sem efeitos colaterais”. Ainda de acordo com o professor da Universidade de Dublin, na Irlanda, o exercício “é incrivelmente potente. Você pode fazer isso em uma reunião, e ninguém precisa saber.”
Controlar a respiração ainda pode ajudar a recuperar a própria confiança, dando uma sensação de que está no controle. Stempre que você se sentir sob pressão, lembre-se de que você tem o poder de mudar a química do seu cérebro com algumas respirações profundas, quando e onde quiser.
Conheça alguns outros benefícios de controlar a respiração:
- Reduz níveis de estresse e combate a ansiedade
- Melhora a memória e a tomada de decisão
- Ajuda a reduzir a sensação de dor crônica
- Ajuda a voltar a dormir
- Traz benefícios a longo prazo
A chave não é lutar para controlar a respiração e sim apenas prestar atenção nela.
Fonte: www.bbc.com